Você sabe para que serve o Shopper Marketing?

Gif da @target disponível no https://giphy.com

Existem tantos tipos diferentes de Marketing hoje em dia que tem se tornado cada vez mais difícil entender a diferença entre eles e indentificar qual realmente pode ajudar empreendedores e empresas a alcançar seus objetivos e quais não passam de modismos e invenções para lançar o próximo guru da internet.

List GIF - Find & Share on GIPHY
Gif disponível em https://giphy.com

Tem Marketing 4.0, Consumer Marketing, Digital Marketing, Craft Marketing, Live Marketing, Content Marketing, Modern Marketing, Inbound Marketing, Marketing Direto, Marketing de Performance, Marketing de Busca, Mobile Marketing, Remarketing, Marketing Multinível, etc. É tanto Marketing que nesse post aqui conseguiram reunir 83 tipos diferentes. 

Você vai notar que na lista existem tipos de Marketing direcionados para o meio em que atuam e para as ferramentas que usam como, por exemplo, o Marketing Digital que atua no contexto da internet, o Content Marketing que é focado na produção de conteúdo e por aí vai. Por estarem limitado a apenas uma área de atuação específica, eles não consegue fornecer uma visão mais ampla do negócio e nem oferecem uma gama completa de soluções.

Mas nessa mesma lista você vai encontrar também tipos de Marketing mais abrangentes, que estão mais conectados a uma visão de negócio do que a uma ferramenta ou área de atuação específica, como é o caso do Marketing 4.0, Consumer Marketing e Shopper Marketing. 

Aliás, o Shopper Marketing também é muitas vezes chamado de Retail Marketing, Commerce Marketing ou Marketing to Shoppers. Eu gosto muito da expressão “Shopper Marketing” porque ela tangibiliza exatamente o que esse tipo de marketing faz: coloca a pessoa que realiza a compra do produto ou serviço no centro da estratégia.

Excuse Me Reaction GIF by Election 2020 - Find & Share on GIPHY
Gif da @election2020 disponível no https://giphy.com

E o que isso significa? Que o Shopper Marketing ajuda profissionais e empresas a conhecer melhor o shopper (quem compra seus produtos ou serviços), a sua jornada e processo de compra para poder influenciar o seu comportamento.

E “influenciar o seu comportamento” não é simplesmente fazer o shopper comprar o seu produto. Esse pode ser o objetivo, mas existem muitos outros também! Como por exemplo:

  • Fazer o shopper comprar seu produto com maior frequência.
  • Fazer o shopper realizar uma compra casada (sempre que comprar o produto A levar também o produto B).
  • Fazer o shopper aumentar o ticket médio gasto em cada compra.
  • Aumentar a conversão de vendas em um determinado ponto da jornada.

Essa lista poderia ser mais longa do que a quantidade de marketing que existe por aí. Tudo depende do seu objetivo de negócio e do momento da sua empresa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s