O universo do Marketing Digital está repleto de receitas para você seguir, sempre acompanhadas da promessa do tal pote de ouro no final do arco-íris, ou melhor, da fórmula. Quem me conhece sabe o quanto sou avessa a fórmulas pasteurizadas, que tratam todos os negócios, marcas, produtos e pessoas como se fossem iguais.
É claro que conceitos e processos são extremamente úteis, como guias que iluminam o caminho. Mas eles não são a estrada, porque ela deve ser construída por você. E quanto mais real a sua estrada for, melhor! Esse é justamente o ponto em que a técnica de construção de um Avatar ou Persona afasta você dos objetivos que deseja alcançar. Os motivos para não recorrer a essa receita que agora está tão na moda são muitos, mas vou listar aqui os três motivos que considero mais importantes.

1. O seu Avatar não existe.
Aliás, nenhum Avatar existe de verdade. Eles são fictícios. Por isso dificilmente vão ajudar você a atingir um objetivo real. Por ser uma criação sua, o Avatar só funciona como uma forma de tangibilizar a imagem que você tem dos seus consumidores ou clientes ideais. E olha só, pode ser que esses consumidores nem existam de fato, e a construção do Avatar só vai manter você mirando pro lado errado. Procurando um público que não existe.

2. O seu Avatar é um estereótipo.
Na construção do Avatar você cria a imagem fictícia do cliente ideal, e para se aproximar do mundo ideal você termina caindo na vala do estereótipo. Esse é o lugar dos extremos, onde as pessoas ou são brancas ou pretas, quando na verdade o mundo real é composto por uma grande diversidade de cores. O percentual de pessoas que se enquadram exatamente em um estereótipo é muito pequeno. E com certeza você não vai querer vender o seu produto ou serviço para uma quantidade tão pequena de consumidores.

3. O seu Avatar não conseguirá te dar respostas.
Por ser irreal, você não consegue conversar com seu Avatar, fazer perguntas, tirar dúvidas, conhecê-lo melhor. Então ele não vai conseguir ajudar você a sair de onde está hoje e evoluir. Por que não estão comprando o seu produto? Qual preço sua audiência está disposta a pagar? A quais valores associam sua marca? Só pessoas reais conseguirão responder essas perguntas e ajudar você a encontrar a solução para os seus problemas.
Leave a Reply