Brand Hero Journey

Quem me acompanha no Instagram viu um pouco dos meus bastidores ao longo da semana desenvolvendo um framework de brand experience baseado na Jornada do Herói, de Joseph Campbell. Também chamada de monomito, ele apresenta uma jornada cíclica traçada a partir de pontos em comuns que muitos mitos clássicos e narrativas famosas de diferentes culturas  (como as de Buddha, Moisés e Cristo) possuem. Para Campbell, assim como os arquétipos, a Jornada do Herói também é universal e sua estrutura está presente em todos os grandes mitos e narrativas, em maior ou menor grau.

Mas qual é a conexão entre a jornada do herói e ações de brand experience?

O monomito é uma jornada de transformação, onde uma pessoa comum recebe um chamado, enfrenta desafios e se transforma em herói. Essa é a mesma jornada que marcas autênticas e genuínas desejam tangibilizar em suas plataformas de comunicação, comprovando para seus consumidores o impacto real que são capazes de promover em suas vidas.

E mostrar esse potencial transformador da marca vai ser cada vez mais importante para as empresas, pois à medida que a oferta de produtos cresce e temos mais opções de escolha, a relevância das marcas aumenta e elas se tornam um importante fator de diferenciação. 

Já parou para pensar qual é a transformação que a sua marca ou a marca do seu cliente promove?

Segundo uma pesquisa feita pelo @estudio_eixo, a pandemia acelerou muitas reflexões e uma das consequências disso é que mais de 55% dos consumidores acreditam que as marcas têm um papel mais importante do que governos na criação de um futuro melhor. Isso mostra o quanto as pessoas buscam narrativas de transformação que extrapolam o produto em si.

Podem ser transformações sócio-ambientais como as de Natura e The Body Shop, transformações na autoimagem e autoestima como as de Dove e Always, transformações no lifestyle como as do AirBnb ou transformações de um futuro possível como as da Tesla.

Como transformar o seu consumidor em um brand hero?

Essa é exatamente a pergunta que tenho me feito nas últimas semanas e foi o ponto de partida para o frame work que desenvolvi. A visão de Jornada do Herói nos ajuda a identificar exatamente a transformação que desejamos promover no consumidor para que ele abandone o mundo comum e se transforme em um brand hero (um verdadeiro embaixador da marca). Tendo isso em mente, as ações de brand experience se transformam em ferramenta para promover essa transformação e munir o consumidor de ferramentas que possibilitem a ampliação de sua voz, para se tornar um agente de mudança e hero da marca.

Me passa logo esse tal frame work, pelo amor!

Calma, ele está no forno e ainda estou aprimorando alguns steps e testando tudo no job que estou desenvolvendo no momento. Mas em breve volto aqui para compartilhar com todo mundo. Enquanto isso deixo aqui meu gráfico preferido da Jornada do Herói 😉

Feito pela Lisa A. Paltz Spindler e retirado daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s