Um novo contexto

O impacto econômico, social e cultural do Covid-19 tem sido gigantesco no mundo todo. Aqui no Brasil, quem trabalha com comunicação não teve muito tempo de pensar em transição, o impacto no mercado foi grande e praticamente instantâneo. Os dias 16 e 17 de março foram marcados por ondas de demissão, seguidos de uma corrida para rever planos em andamento e preparar equipes e servidores para atuarem de forma remota.

Muitas ações foram canceladas e outras estão em rota de correção, para se ajustarem aos novos tempos. Nesse momento, mais útil do que simplesmente transformar uma ativação ou evento presencial em virtual, é preciso reavaliar o contexto e o consumidor/shopper.

Existe um Diagrama de Venn bem simples, apresentado no livro Como as Marcas se Tornam Ícones, para pensar a comunicação da marca a partir da interseção dos principais elementos que direcionam sua ação. Fiz uma versão dele e compartilho aqui porque acredito que é uma forma simples e eficiente de organizar os novos dados que agora temos em mãos e mapear insights a partir deles. Consumidores com novos perfis e comportamento, novos desafios e necessidades. Uma nova jornada de compras, cheia de pontos de fricção. E um contexto que, além de passar por grandes mudanças, se mostra incerto.

No livro o autor, Douglas Holt, usa o termo “Cultura” no seu diagrama. Mas eu gosto de trocar por “Contexto” para adotar uma visão mais ampla. Afinal de contas, a cultura faz parte de algo muito maior 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s